13 de outubro de 2014

Frustrado

Cometemos um erro muito grave quase todos os dias da semana. O erro de errar na hora de assumir que errou.
Descontamos as frustrações das nossas próprias falhas e da nossa infeliz incapacidade naqueles que estão por perto. Agimos como se a pessoa ao lado fosse um boi de carga e simplesmente jogamos tudo sobre as costas dele, sem assumir risco e sem encarar o erro e o próprio medo.
Os católicos confessam seus pecados e, depois disso, recebem uma punição/penitência por todas as coisas ruins que fizeram e os pecados cometidos, e isso é algo muito interessante. Eu, porém, acho que no dia-a-dia das pessoas - indiferente da sua religião -, elas precisam aprender a impor sua própria punição. E a melhor penitência não é repassar a culpa para o colega ao lado. É pedir desculpas e assumir o seu erro, não apenas diante dos outros, mas também para o seu interior. Você precisa se sentir culpado e não fazer o outro se sentir.
Descontar no próximo a sua frustração pelo fracasso, por menor que seja, não vai aliviar o erro que cometeu.
O nome disso é covardia. É fugir da responsabilidade. É como engravidar a namorada e terminar o namoro. É como bater em bêbado no meio da rua e depois dizer que ele merecia. Covardia é não fazer o que devia ter feito e dizer que imaginou que, quem sabe, talvez, possivelmente o outro faria isso.
Bom seria se eu estivesse escrevendo isso por algo que vi alguém fazendo, mas infelizmente eu também faço parte das pessoas que erra muito (não se preocupem, não bati em bêbado nem pensei que um outro qualquer faria algo por mim e a minha namorada também não está grávida), mas errei.
A única diferença, é que aos 19 anos - no auge da idade da irresponsabilidade -, eu consigo olhar na cara dos outros e dizer "eu errei". Cansa muito o fato de ter que colocar a culpa em alguém ou tentar incluir alguém no motivo do fracasso.
Espero, realmente, que você não precise tomar um "choque" para perceber isso. Caso contrário, você pode chegar aos 50 anos com a mesma paciência de uma criança de 2 anos quando não quer dormir. Porque daí você vai ficar frustrado, ou deixar assim as pessoas à sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...